Anais

Informações Gerais
 
O(a) autor(a) principal submete o trabalho e seleciona os coautores (todos devem efetuar o pagamento). O/a orientador/a figurará também como coautor do trabalho.
 

Quantidade de trabalhos para Submissão em Anais (Comunicação Oral/Pôster):
Trabalhos como autor(a) principal:  02
Trabalhos como coautor(a): sem restrição 
Participantes por trabalho: sem restrição
 
Titulações aptas a submeter em ANAIS: Alunos de graduação, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores.
 
Envio de Trabalhos
 
• Primeira fase: Envio de Resumos 
O(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo até 500 palavras no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver. Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas. O participante deverá ainda enviar um arquivo contendo o mesmo resumo adicionado na plataforma podendo conter um mapa, caso seja necessário.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO, NECESSITA CORREÇÃO E NÃO ACEITO. Os resumos avaliados como “Necessita Correção” terão até data limite para reenvio, para que possa devolver com as alterações solicitadas pelo(a) avaliador(a) via área do participante.
 
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro dos eixos temáticos propostas pelo evento. O participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão, conforme as normas da segunda fase, desde do aceite do trabalho até 26 de julho 2025.
 
Envio de Trabalho Completo 
 
• Segunda fase: Envio do Trabalho completo
 
O autor que tiver seu trabalho aceito na primeira fase deverá submeter na base da Área do Participante o arquivo do trabalho completo conforme especificações detalhadas abaixo:

Em todo o arquivo utilizar fonte Times New Roman
 
TÍTULO: fonte negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 11, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.
 
Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a), dos coautores e do(a) orientador(a) (quando for o caso) (Um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé. 
O(a) orientador(a) deve estar cadastrado(a) no site do evento para que seu nome possa ser adicionado pelo(a) autor(a) no ato de submissão. 
 
Resumo: um único parágrafo de 200 a 300 palavras, justificado, regular, tamanho 11, espaçamento simples (1,0), sem referências bibliográficas, tabelas, gráficos, citações ou destaques de qualquer natureza. Nele devem constar: a síntese do trabalho o referencial teórico-metodológico e os principais resultados.
Palavras-chave: adicionar entre três e cinco, separadas entre si por vírgula e finalizadas por ponto. Deixar 01 linha em branco.
 
Artigo: deverá conter no mínimo 07 e no máximo 10 páginas, tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento entre linhas 1,5 cm, contendo Introdução (justificativa implícita e objetivos), Metodologia, Referencial Teórico (pode vir anexo à introdução), Resultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Considerações Finais, Agradecimentos (opcional) e Referências de acordo com a ABNT.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Atenção:
Artigos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto-sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o professor orientador.
 
As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.
 
As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.
 
Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.
 
Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e título de periódicos devem estar em itálico; links da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.
 
Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.
 
Atentar para o direito de uso de imagens utilizadas no trabalho, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.
 
Enviar artigos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.
 
IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

Modo de Apresentação

Condições para a apresentação de trabalho
 
Trabalhos aprovados pela Comissão Avaliadora
 
Pagamento da taxa de inscrição (autor e coautores) regularizado até a data limite da última chamada. 
 

Observação: A modalidade de apresentação será determinada pela Comissão Avaliadora, que avaliará cada trabalho submetido. Os participantes serão notificados sobre a forma de apresentação, que poderá ser em formato de Comunicação Oral ou Pôster, após a avaliação do trabalho. 

XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

Geomorfologia Aplicada ao Ordenamento Territorial