E-book

Informações Gerais
 
O trabalho deverá constar de 1 autor(a) e sem restrição de coautores;

O(a) autor(a) principal submete o resumo simples e seleciona os coautores (todos devem efetuar o pagamento para que o trabalho seja publicado);

Cada participante poderá submeter 01 trabalho para a modalidade E-book;

Aptos à submissão de e-book como autor principal: Mestrandos, Mestres, Doutorandos, Doutores e Pós-Doutores. Os coautores poderão ser vinculados a partir de alunos de Graduação;

Os trabalhos para e-book contarão com apresentação no evento 
 
Envio de Trabalhos
 
• Primeira fase: Envio de Resumos
 
O(a) autor(a) deverá submeter um resumo simples, contendo até 500 palavras no formulário disponível no site. Na oportunidade deverá indicar o título, palavras-chave e coautores, quando houver. Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Acentuamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas. O participante deverá ainda enviar um arquivo contendo o mesmo resumo adicionado na plataforma podendo conter um mapa, caso seja necessário.
 
Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Cada resumo recebido é avaliado e classificado em ACEITO, NECESSITA CORREÇÃO E NÃO ACEITO. Os resumos avaliados como “Necessita Correção” terão até data limite para reenvio, para que possa devolver com as alterações solicitadas pelo(a) avaliador(a) via área do participante.
 
Os resumos enviados devem estar enquadrados dentro dos eixos temáticos propostas pelo evento. O participante deverá submeter o arquivo completo na área de submissão, conforme as normas da segunda fase, desde do aceite do trabalho até 26 de julho 2025.
 
Envio de Trabalho Completo 
 
Seleção de artigos para publicação em e-book
 
A Coordenação Geral do SINAGEO faz saber que está aberto o período para o envio de artigos para a composição do e-book do evento. Os interessados em participar da publicação, que possuam titulação de Mestre ou Doutor ou que sejam mestrandos ou doutorandos podem se inscrever observando as diretrizes para os autores.

1 -  O(a) interessado(a) deverá estar cadastrado(a) na Área do Participante do evento, informando os dados pessoais e de titulação para posterior utilização na publicação. 


2 - Somente irão compor a publicação do e-book os artigos aceitos com o pagamento da taxa de inscrição concluída na edição do SINAGEO, efetuado no período das chamadas de pagamento. 


3 - O pagamento da taxa de inscrição é obrigatório para autores e coautores. Não serão publicados artigos que não atendam à especificação de pagamento da taxa de inscrição.


4 - Os artigos devem apresentar discussões que se aproximem da temática da edição atual do evento e/ou das relacionadas aos eixos temáticos. 


5 – O(a) autor(a) deve sinalizar no artigo caso este faça referência à publicação anterior.


6 - O artigo deverá constar de um(a) autor(a) e sem restrição de coautores.


7 - Nos artigos que apresentarem resultado de pesquisa coletiva, os demais autores devem configurar entre os coautores, assim como o(a) orientador(a), sendo obrigatório o cadastro de todos na Área do Participante, atendendo ao item 3 desse Edital.


8 - Cabe ao Comitê Editorial composta pela comissão científica do evento a avaliação e seleção dos artigos que irão compor a publicação em e-book.


9 - A publicação ficará disponível gratuita para consulta e download na plataforma eletrônica da Realize Editora (www.editorarealize.com.br).


10 - A seleção dos artigos levará em conta o atendimento aos critérios de relevância acadêmica das temáticas apresentadas, bem como estarem de acordo com as Diretrizes para Autores, indicados ao final desse documento.


11 - Os artigos que não estiverem de acordo com as Diretrizes para Autores serão retirados automaticamente da avaliação, bem como aqueles que não apresentarem prévia revisão da norma culta da língua portuguesa.


12 - Somente serão avaliados os artigos que seguirem as Diretrizes para Autores abaixo indicadas.

13 - Trabalhos enviados para publicação em e-book não contarão com apresentação na edição do evento.

Diretrizes para Autores


Observação: Todo o documento deve ser digitado na fonte Times New Roman

Título: em negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado. Inserir, em nota de rodapé, tamanho 10, quando o artigo for resultado de projeto de pesquisa, ensino ou extensão ou quando houver financiamento para indicar o órgão de fomento.


Autores, coautores e vínculo: inserir o nome completo do(a) autor(a) e dos coautores (um por linha) apenas as iniciais em maiúsculas, alinhado à direita, tamanho 12. Inserir vínculo institucional e e-mail de autores e coautores em nota de rodapé, tamanho 10. Deixar 01 linha em branco. 


Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
Se houver ilustrações, deverão ser identificadas com título ou legenda centralizados, tamanho 11; e designadas, no texto, de forma abreviada, como figura (Fig.1, Fig.2, etc.).


Atentar para o direito de uso de imagens eventualmente utilizadas no artigo, sinalizando autoria, fonte, data e, quando necessária, a autorização para o uso.

Artigo: deverá conter no mínimo 15 e no máximo 20 páginas, fonte tamanho 12, utilizando formato A4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm, parágrafo 1,25 cm, com espaçamento 1,5 cm entre linhas, contendo Introdução (justificativa implícita e objetivos), MetodologiaResultados e Discussão (podendo inserir tabelas, gráficos ou figuras), Considerações finaisAgradecimentos (caráter opcional) e Referências de acordo com a ABNT.

Artigos que apresentam resultados de pesquisa de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado) devem ser escritos em coautoria com o(a) professor(a) orientador(a) da pesquisa, constituindo-se esta uma condição para publicação.


Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitês de ética e/ou equivalentes.


Citações com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm, espaço simples (1,0), alinhamento justificado e fonte tamanho 10.


Citações bibliográficas, no corpo do texto, entre parênteses, com os seguintes dados, separados por vírgula: sobrenome do autor em caixa alta; data da publicação; abreviatura de página (p.) e o número desta (Ex.: SILVA, 1992, p. 3-23).


As notas explicativas devem estar apresentadas em notas de rodapé, atendendo ao estritamente indispensável, inseridas automaticamente, tamanho 10.

Para destaques no texto, preferir sublinhado (caso seja efetuado em citações, indicar que os grifos são do autor). Não deve ser utilizado o recurso de caixa alta / letras maiúsculas.

Para termos estrangeiros, utilizar itálico; título de livros e títulos de periódicos devem estar em itálico ou negritolinks da internet devem ser citados conforme normas em vigor da ABNT.


As referências, com todos os dados da obra citada, devem seguir as normas atuais e em vigor da ABNT.

 

IMPORTANTE: Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

 
 

Modo de Apresentação

Condições para a apresentação de trabalho
 
·         Trabalhos aprovados pela Comissão Científica;
·         Pagamento da taxa de inscrição (autor e coautores) regularizado até a data limite da última chamada;
 
 
Comunicação Oral 
Forma: Apresentação oral, em forma de roda de conversa sem recursos multimídias;
Tempo de apresentação: 10 minutos
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das submissões de trabalho.

XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

Geomorfologia Aplicada ao Ordenamento Territorial